Nascida no suburbio de Barcelona, Habana Con Kola é um dos grupos cubanos mais inovadores e de muita qualidade da cidade. A sensibilidade de suas canções e a incansável investigação dos
ritmos da ilha caribenha, unidas as vivencias de Carlitos Lage e Dono Arango. Nas costas mediterrâneas formam o espirito de Habana Con Kola,
que se manifiesta na presença de palco e que se vê aumentada com os
excelentes músicos que acompanham a obra destes dois compositores.
Em 2010, Habana Con Kola trabalhou no disco "Vente Negra" que culminou na gravação nos estúdios
Salamandra en L’Hospitalet del Llobregat, e nos estudios El Patio De Mi Kasa no Raval de Barcelona. Um disco de 9 canções originais de Carlitos Lage e Dono Arango,
que viaja por uma variedade de ritmos e sonoridades: son cubano,
bachata, reggaeton-son tradicional, guaracha, pinceladas de salsa, entre
outros. A sensibilidade das canções e uma execução impecável, nos brinda um disco de qualidade e inovação inigualável.
Olá simpatizantes e amantes da salsa. Apresento a vocês este espaço onde, terão muitas informações sobre o ritmo, o gênero ou para os mais radicais, o estilo de vida SALSA.
A ideia de criar um blog, surgiu dos amigos que sempre me procuravam pedindo dicas de músicas, conteúdo sobre cantores, bandas, etc. Resolvi fazer uma pesquisa e percebi que somos pobres de informação desse assunto. Hoje, percebo que os sites relacionados a esse quesito, fazem poucas referências sobre o tema. Espero que apreciem o conteúdo e fiquem a vontade para comentar, sugerir, opinar e criticar.
Acredito que você já deve ter escutado a voz desse interprete alguma vez. Já dançou ao som de "...llegó la banda, tocando salsa, para que entren, en la bachata...". Sem dúvida, bem conhecida. Mas afinal, quem é esse cantor?
Esse é um dos artistas contemporâneos que gosto muito: Efrain "Frankie" Vasquez.
Frankie nasceu em 6 de janeiro de 1958, en Salinas, Porto Rico.
Dos seis meses aos doze anos, viveu con seus pais em Nova York,
depois muda-se para Guayama (P.R.), onde seu pai tinha um restaurante.
Seu pai lhe presenteou uma conga com 10 anos e uma outra
dois anos mais tarde, o que permitiu ao "pequeno" praticar o ritmo dos
discos que sua mãe possuia : El Gran Combo, Cortijo y Eddie Palmieri. Seus
pais lhe ajudaram a criar sua propria banda aos 16 anos de idade : Los Generales aonde tocava congas. A banda fazia shows no restaurante do pai.
Aos 17 anos, participava de três orquestras : sua propria banda chamada La Soul Latina, a orquestra da sua universidade e a
orquestra de um "velho" professor de guitarra (de setenta anos). Com ele aprendeu os ritmos tipicos : bombas, plenas, aguinaldos e le-lo-laïs.
Em 1976, passou a integrar uma orquestra onde havia músicos profissionais, como seu primo Miguel Pollo (da banda El Gran Combo).
Admirador apaixonado de Hector Lavoe, Ismael Miranda, Ismael Rivera, Pete "El Conde" Rodriguez, Ismael Quintana, conhecia de memoria todos os discos. Por isso tinha a ajuda de um "Juke Box" onde podia cantar qualquer canção do inicio ao fim.
Em 1977, seu primo David Sánchez cantor da orquestra Fuego 77 lhe convidou para ir a Nueva York. Frankie vende seus discos e faz a viagem com alguns dolares no bolso. Frankie canta melhor que David e é o que Al Santiago (Produtor Musical) queria. O produtor disse que Frankie estava amavel e enérgico. O contratatou para sua primeira gravação com o grupo Fuego 77.
Seguindo sua carreira de sucesso, Frankie foi lider vocal de varias bandas. Dentre elas podemos relacionar:
- Sonido Taiborí;
- Orquestra Calidad;
- Orquestra Metropolitana;
- New Swing Sextet (onde permaneceu por 15 anos);
- Wayne Gorbea;
Um grande momento para Frankie foi a parceria com Herman Olivera (falaremos desse grande interprete em outro post) em 1990, como cantor principal da orquestra Manny Oquendo y Libre. O inicio de uma larga colaboração que se mantem hoje em dia. Frankie participou de turnês do grupo em varios
concertos na França.
Com uma voz poderosa, convites para participações especiais não faltaram. Na orquestra do trombonista Jimmy Bosch, Frankie faz um dueto com Herman Olivera em "Otra Oportunidad" e "Descargarana" no disco "Soneando el Trombon"-2004.
Ainda na lista de participações, dentre as mais importantes, tivemos com:
- Spanish Harlem Orquestra
- Lebron Brothers
- Los Soneros del Barrio
- Orquestra de Ricky Gonzalez
Espero que a lista de participações venha crescer ainda mais. Particularmente admiro a maneira de
modular sua voz em cada musica, com uma dicção sempre perfeita e suas
inspiracões que encantam em suas interpretações.
Um dos maiores nomes da percussão mundial é sem dúvida Eddie Montalvo. Recém lançado, "DESDE NUEVA YORK A PUERTO RICO", o CD do percussionista traz interpretes de "peso" como: Ruben Blades, Cheo Feliciano, Issac Delgado, Domingo Quinones e Wichy Camacho. Para completar a constelação de músicos, temos nos timbales Willie Rosario e no piano, ninguém mais que Papo Lucca (pianista e diretor musical da Sonora Ponceña - Porto Rico). Vale lembrar que Eddie Montalvo esteve aqui no Brasil (São Paulo) em Outubro de 2006, se apresentando junto com a banda de Frankie Morales (ex interprete da banda de Tito Puente) no 1°Brasil Latin Jazz Festival.
01. Abicu 02. Amor en serio 03. Caonabo 04. El hijo del Ricachón 05. Ensillala 06. Garantia 07. Leccion Rumbera 08. Timba Timbero 09. Tumba Tambo