sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Já ouvi essa voz em várias músicas. De quem é?

Acredito que você já deve ter escutado a voz desse interprete alguma vez. Já dançou ao som de "...llegó la banda, tocando salsa, para que entren, en la bachata...". Sem dúvida, bem conhecida. Mas afinal, quem é esse cantor?
Esse é um dos artistas contemporâneos que gosto muito: Efrain "Frankie" Vasquez.
Frankie nasceu em 6 de janeiro de 1958, en Salinas, Porto Rico. Dos seis meses aos doze anos, viveu con seus pais em Nova York, depois muda-se para Guayama (P.R.), onde seu pai tinha um restaurante.
Seu pai lhe presenteou uma conga com 10 anos e uma outra dois anos mais tarde, o que permitiu ao "pequeno" praticar o ritmo dos discos que sua mãe possuia : El Gran Combo, Cortijo y Eddie Palmieri. Seus pais lhe ajudaram a criar sua propria banda aos 16 anos de idade : Los Generales aonde tocava congas. A banda fazia shows no restaurante do pai.
Aos 17 anos, participava de três orquestras : sua propria banda chamada  La Soul Latina, a orquestra da sua universidade e  a orquestra de um "velho" professor de guitarra (de setenta anos). Com ele aprendeu os ritmos tipicos : bombas, plenas, aguinaldos e le-lo-laïs.
Em 1976, passou a integrar uma orquestra onde havia músicos profissionais, como seu primo Miguel Pollo (da banda El Gran Combo).
Admirador apaixonado de Hector Lavoe, Ismael Miranda, Ismael Rivera, Pete "El Conde" Rodriguez, Ismael Quintana, conhecia de memoria todos os discos. Por isso tinha a ajuda de um "Juke Box" onde podia cantar qualquer canção do inicio ao fim.
Em 1977, seu primo David Sánchez cantor da orquestra Fuego 77 lhe convidou para ir a Nueva York. Frankie vende seus discos e faz a viagem com alguns dolares no bolso. Frankie canta melhor que David e é o que Al Santiago (Produtor Musical) queria. O produtor disse que Frankie estava amavel e enérgico. O contratatou para sua primeira gravação com o grupo Fuego 77.
Seguindo sua carreira de sucesso, Frankie foi lider vocal de varias bandas. Dentre elas podemos relacionar:
- Sonido Taiborí;
- Orquestra Calidad;
- Orquestra Metropolitana;
-  New Swing Sextet (onde permaneceu por 15 anos);
- Wayne Gorbea;

Um grande momento para Frankie foi a parceria com Herman Olivera (falaremos desse grande interprete em outro post) em 1990, como cantor principal da orquestra Manny Oquendo y Libre. O inicio de uma larga colaboração que se mantem hoje em dia. Frankie participou de turnês do grupo em varios concertos na França.
Com uma voz poderosa, convites para participações especiais não faltaram. Na orquestra do trombonista Jimmy Bosch, Frankie faz um dueto com Herman Olivera em "Otra Oportunidad" e "Descargarana" no disco "Soneando el Trombon"-2004.
Ainda na lista de participações, dentre as mais importantes, tivemos com:

- Spanish Harlem Orquestra
- Lebron Brothers
- Los Soneros del Barrio
- Orquestra de Ricky Gonzalez

  Espero que a lista de participações venha crescer ainda mais. Particularmente admiro a maneira de modular sua voz em cada musica, com uma dicção sempre perfeita e suas inspiracões que encantam em suas interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário