quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dj MALAQUIAS!! (ENTREVISTA INÉDITA)

Salseros!!!

Tenho o prazer de apresentar para aqueles que não conhecem, nosso mais novo colaborador: Dj Malaquias.



 Tive o prazer de entrevistá-lo e trago a vocês, um pouco de sua história. Para os que já conhecem o alto astral e a competência de Malaquias, também vale a pena conferir o bate papo.


Ah!! Confiram na nova aba (DJs) o setlist com as 10+ do Dj Malaquias no mês de Setembro.



OFS - Como foi seu primeiro contato com o ritmo salsa?

Malaquias - Meu primeiro contato foi com a dança, através do meu irmão no bar conexion caribe há 9 anos...Curti a música e fui pesquisando música, o que na época era muuuuito dificil!!! 

OFS - Quando resolveu tornar-se dj de salsa?

Malaquias - A idéia de Dj, foi uns 2 anos depois de já estar envolvido com a salsa, ouvia muitos amigos dizendo que eu tinha muita música, deveria tocar em bailes ou casas noturnas, nessa época era muito dificil o acesso, mas fui correndo atras dos djs que já existiam e pegando as manhas de aparelhagem e tudo mais. Até que em bailes de academia voltados pra salsa eu sempre estava envolvido.

OFS - Como é sua preparação antes de uma apresentação?

 Malaquias - Como hoje em dia não estou 100% envolvido com a profissão Dj, só faço pesquisas mais complexas quando vou tocar em eventos grandes. Se for uma baladinha ou bailinho de academia, tenho um bom material já. Mas num grande evento, sempre faço umas pesquisas na internet e em meus acervos (tem coisas que nunca escutei...risos) e no evento se for lugar novo, gosto de chegar com tempo hábil para testar aparelhagem, equalizar e deixar tudo preparado pra não ter dor de cabeça na hora!

OFS - O que você mais gosta e menos gosta durante sua apresentação?

 Malaquias - O que eu menos gosto é começo de baile ou balada e falar ao microfone....hahaha...já o que mais gosto, claro a sensação de trabalho bem feito, galera se divertindo e aqueles olhares quando você põe uma música diferente ou 'a mais tocada' onde a galera olha e dá aquela acenadinha....kkkk....é muito bacana saber que conseguiu agradar um grande numero de pessoas com a mesma musica!


OFS - Normalmente você se inspira em que ou em quem para preparar seu setlist?

MalaquiasNão consigo montar um Setlist e segui-lo exatamente na balada...rsrs...eu sempre vou nas minhas playlists e olhando pra pista e colocando som. Sempre presto atenção pra não exagerar em muitas musicas rapidas, gosto de dosar, sempre depois de 1 tema rapido, entrar um cha cha cha, ou uma mais swingada...

Dj Malaquias e o Coreógrafo Eddie Torres
 

OFS - Quais são suas bandas,  orquestras e cantores preferidos?

Malaquias - Isso é dificil, pois quem mexe com música, as vezes de manhã estou gostando de X e a noite de Y...mas claro, tem os clássicos que ao meu ver não podem faltar numa noite de salsa: El Gran Combo, Gilberto Santa Rosa, Sonora Ponceña, Justo Betancourt, Isaac Delgado. Mais atuais eu seguiria na onda de: Havana D'Primera, Timbalive, Maykel Blanco, El Berna Jam, entre vááários outros...



OFS - Tem algum estilo de salsa que mais te agrada?

Malaquias A questão do estilo, creio que seja épocas...hoje eu diria que estou mais timbero....mas eu tento não passar esse gosto pessoal pra pista e mesclar um pouco de tudo, afinal também curto uma boa salsa portorriquenha.

OFS - Algum fato curioso que te ocorreu durante algum momento em que estava tocando? (mico, pedido inusitado, equipamento quebrado ou outro).

Malaquias(risos) atire a primeira pedra o Dj que nunca pagou mico, equipamento travou, cd riscado...kkk....tudo isso já me ocorreu, mas numa festa no ultimo mês, estava com uma camiseta escrito Barbosa (uma academia de jiu jitsu) e aí no meio da festa fui ao banheiro e tinha uma pessoa procurando o dj. Aí 2 amigos pra me zoar apontaram para mim e falaram que era eu o Dj e me chamava Barbosa...kkkk....peeeense num cara que ficou o resto da noite como Dj Barbosa...kkkk....


Dj Malaquias, Valdir e André Paulo

OFS - Sua opinião e perspectiva sobre o mercado musical da salsa no Brasil.

MalaquiasA cena da musica latina, mas especificamente a salsa ao meu ver, está caindo cada vez mais. As poucas casas boas que existem, tem que apelar para as musicas comerciais e o famoso 'pop-latino' para conseguir publico. Eu adoro tocar pop, house latino, black, enfim, mas vejo cada vez menos baladas salseras de verdade. Acho dificil contornar, pois os dançarinos são muito fechados e o movimento do zouk está muito forte, ritmo este que poderia andar sempre junto com a salsa mas, a galera que frequenta não se mistura. Espero um dia mudar esse quadro, mas como a salsa não é uma cultura cultivada desde pequeno aqui no brasil, acho dificil.

OFSE sobre seus projetos? O que podemos esperar?

Malaquias - PROJETOS??? (kkkkk)...Como já disse não estou 100% envolvido na salsa e tenho dedicado pouco tempo para tal. Mas continuo fazendo minha parte dentro da organização do congresso mundial de salsa e sempre que aparecem novos projetos como esse do blog 'o fino da salsa' na medida do possível me envolvo e vou me dedicar para que dê certo e que tenhamos cada vez mais 'salseros d'verdad'...


No mais gostaria de deixar um abraço pra toda a galera que curte meu som, e espero continuar agradando a gregos, troianos, cubanos, portorriquenhos, enfim. Galera..."vamos nos DIVERTIR mais e GIRAR menos..."







Nenhum comentário:

Postar um comentário