sábado, 17 de maio de 2014

GRUPO ARCANO - NOVA YORK


Salseros de Plantão!!!
Estamos de volta!
E com muita honra, fomos recebidos este mês em Nova York, pelo Grupo Arcano. Nossos agradecimentos a Familia Velez, por toda atenção dispensada a equipe do O FINO DA SALSA.




SALSEROS DE PLANTÃO!!!


É com muita honra que trago uma excelente entrevista com George Velez Jr. (diretor musical), desta banda de Nova York, que vem fazendo um grande sucesso no cenário salsero. Composta por músicos cuja experiência passa por uma variedade de gêneros musicais, incluindo jazz, soul, merengue, funk e clássica, se unem para criar um estilo inconfundível.

Agadeço em especial, ao agora amigo George Velez Jr., pela atenção que deu ao blog. Tenho certeza que essa só será a primeira experiência com Arcano. Em breve acredito que teremos o som deste grupo no Brasil. 





GRUPO ARCANO DE NOVA YORK 
 

       George, este é o primeiro álbum do Grupo Arcano. Nos conte como foi desenvolver esse projeto.
        Bom Thyago, quero dizer que formar o Grupo Arcano, não foi com a intenção de tocar e gravar musicas originais. Arcano foi formado em Abril de 2008. O propósito era oferecer uma orquestra que tocasse músicas conhecidas mas, com um repertório nada comum. Não queríamos oferecer as mesmas músicas que outras bandas já tocavam, portanto, me dediquei a pesquisar músicas que exibissem a alta qualidade e o talento de nossos músicos. Depois de alguns meses tocando em alguns eventos, alguns promotores se aproximaram. Recebemos muitos elogios das pessoas que iam aos nossos shows. Gostavam do som “forte” das musicas do repertório.
Em Setembro de 2009, meu grande amigo Danny (baixista do Arcano) me chamou e me contou de uma orquestra jovem que tocava no Bronx, Nova Yorque. Durante uma busca no Youtube, encontrei o grupo que ele havia falado: LA EXCELENCIA. Eu, nesse momento, não conhecia quem era LA EXCELENCIA. Decidi comprar o cd da banda, chamado “MI TUMBAO SOCIAL”. Ao escutar pensei: “ Nós podemos fazer isso”. Me referi ao fazer um projeto semelhante e não me levar pelo pessimismo pessoal. Foi aí que decidimos fazer músicas originais.  
 
Com ajuda dos integrantes do grupo, começamos a compor músicas, como o tema “ Esa Mujer”, que foi composto em 1997, com letras de Ray Torres, que ajudou a criar o Grupo Arcano e foi o primeiro integrante como cantor e arranjador musical.  Temos também Harold Gutierrez (pianista) que colaborou em alguns arranjos e deles temos o tema “ARY”. Meu pai, George Velez,  colaborou com letras que escreveu antes da minha infância. São os temas: “LLUVIA VIENE” e “LA MAYA”. “PREGUNTALE” é um outro tema de Ray Torres e Harold Gutierrez. Logo depois, compuseram “UN TIPO SALAO”, “RUMBA EN MI BARRIO” e “EL TRAVIESO MAYOR”
Iniciamos nossa gravação em Abril de 2010. O processo foi um pouco longo e difícil, pois tivemos que cobrir economicamente todos os gastos. Este projeto foi realizado sem ajuda de nenhuma gravadora. Por causa disso, só gravamos oito músicas. Mesmo demorando dois anos para concluir o projeto, me orgulho em dizer que até agora os músicos do grupo são os mesmos da gravação do disco. Ou seja, o som e a qualidade das nossas músicas são iguais no cd e ao vivo!!      

E como foi reunir os integrantes do Grupo?
Isso deu trabalho!! Mas posso dizer que Arcano é um excelente grupo!! Somos 12 músicos. Sem tomar muito tempo, vou te contar o encontro de cada musico:
Começou com meu pai, George (cantor). Esse imagino que não precisa de explicação (risos).
Danny Diaz (baixista) é um grande amigo meu desde 1990. Sendo um baixista/guitarrista que tocava ROCK, quis experimentar a musica latina, especialmente a Salsa.
Juan Gerena (timbaleiro) é meu amigo desde 1995. Tocávamos juntos em uma orquestra chamada 4ta Dimension. É um percussionista completo.
Harold Gutierrez
Harold Gutierrez (pianista), se uniu ao grupo em Agosto de 2008. Quatro meses depois do grupo começar. Arcano tinha seu primeiro evento nesse verão, em um festival na vizinhança. Nesse dia choveu muito forte e o início do evento atrasou. O pianista que tínhamos não podia ficar porque havia firmado outro compromisso e foi embora. Quando chegou o horário combinado, não podíamos tocar. Um dos promotores do festival me pediu o telefone de cinco pianistas para chamar. Dos cincos, só Harold atendeu a chamada. Atualmente é um músico titular e de uma forma particular, ajudou a estabilizar o som do Grupo.
Jacob Teichroew (sax tenor) é um dos melhores amigos de um dos primeiros trombonistas que Arcano já teve. Mesmo esse trombonista não tocando conosco, Jacob permaneceu e ao meu ver, se converteu em um musico essencial ao grupo.
Larry Nissman (trompetista) respondeu a um anuncio que coloquei em Craiglist (Craigslist é uma rede de comunidades online centralizadas que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários. São anúncios de diversos tipos, desde ofertas de empregos até conteúdo erótico. O site da Craigslist também possui fórums sobre diversos assuntos.)
Ele foi integrado ao grupo em 2009. É um tremendo trompetista!!
Ricardo Cox Jr. (trompetista). Durante um festival, celebrando o Dia Nacional de Porto Rico, em 2011, estava pensando em mudar o segundo trompetista. Ao falar sobre essa decisão a Larry, ele me disse “prefiro improvisar, se for possível encontrar um trompetista “de primeira”, seria perfeito.
Foi nesse mesmo evento que  Ricardo tocou com um grupo que tocava “PLENA”(ritmo típico de Porto Rico) e tinha o som que eu buscava.  
Mike Engstrom (trombonista) tocava com meu pai em outra orquestra. Quando formei o grupo tinha Mike em minha mente como nosso trombonista mas, ele não estava disponível. Em 2010 falei com ele de novo desde então conto com ele.
Nadav Nirenberg (trombonista). Assim como Larry, ele respondeu a um anuncio de Craiglist em 2008. Pouco tempo depois  com ensaios constantes e facilidade para viajar, o grupo enfim se define por completo em 2010.
Anthony Almante (congueiro e cantor) conhece Juan por intermédio de outro projeto. Quando estive buscando congueiro e cantor em Janeiro de 2011, ele se ofereceu.
Agora nos tornamos bons amigos e igual a todos os outros, pra mim é muito especial ter formado o som e a atitude de Arcano.

Frank Almante Jr. (bongoceiro), é o irmão mais velho de Anthony. Durante um tempo o grupo não tinha bongoceiro porque Juan também tocava campana. Mas um dia Anthony me disse que seu irmão gostava da música do Grupo e desejava compartilhar seu talento conosco. Sabendo que ele também era percussionista, lhe convidei a tocar com o Grupo.
E ASSIM TEMOS, 12 INTEGRANTES, 12 MUSICOS, 12 AMIGOS, 12 IRMÃOS.
                                                                                                          GRUPO ARCANO!!

Aos 13 anos de idade você tocava em uma banda de Hard Rock, junto com o baixista Danny Diaz. O que aconteceu para mudar para um ritmo tão diferente? O que levou você a tocar Salsa?
Sim, é verdade!!! (risos). Mesmo assim, gosto muito de Hard Rock. Danny também é roqueiro.
Para mim a mudança veio aos 16 anos. Antes disso eu não era “Salsero”. Sinceramente eu gostei muito pouco, só porque meu pai tocava. Gostava mesmo de Merengue. Bom, no verão de 1993, eu passei dois meses em Porto Rico. Um primo meu tinha uma orquestra. Orquestra Krystal. Eles tocavam de tudo. Merengue, Salsa, Danzon, Boleros, etc. Eu gostava do ambiente dos músicos, ajudava a montar o equipamento da banda e ficava pra assistir os shows. Nessa época o diretor musical da banda era um saxofonista. Se chamava Javier Olivencia. Quando ele tocava eu ficava impressionado. E mais!!! Quando me disseram que ele só tinha 16 anos (igual a mim), não acreditei!!! Esse foi o momento. Eu queria tocar igual a ele. Eu queria tocar junto com ele!! (risos)
Sobre Danny, só posso dizer que quando o convenci de tocar Salsa ele não gostou. Até que um dia em Fevereiro de 2008, ele me disse que queria novamente tocar Salsa. Bom,  seria interessante você escutar dele mesmo quais foram os motivos que o inspirou (risos). (Danny, podemos marcar uma conversa, ok?)

  

Geroge Velez, Geroge Velez Jr e Anthony Almante

Anthony Almonte e George Velez (seu pai) são os vocalistas. Como é dirigir seu pai, um trombonista com mais de 40 anos de experiência?

Então meu irmão, por onde começo??
Dirigir meu pai? Eu tento mas, não sei se consigo. Sério mesmo,  meu pai e eu temos personalidade muito parecida. Somos bem tranquilos. Dirigi-lo é um prazer. Quando ele decide cumprir com o que eu peço !!! (risos). Ele é muito engraçado. Sempre contando piadas durante os ensaios e quase nunca o vemos sério. Até na gravação do disco ele disse “ Não me deixa muito tempo quieto porque se não ficar perfeito minha primeira vez, vai ficar assim mesmo”. Mas é um prazer sem igual estar com ele no projeto.
Agora, já que falou sobre Anthony, tenho algo a dizer sobre ele. Existe uma diferença entre ele e meu pai de 40 anos de idade. Anthony é muito jovem cantor e músico. Mas se comporta como homem maduro. Tem grandes idéias e reconhece o que eu e os outros integrantes querem passar.
Na verdade, os cantores carregam o Grupo quando tocamos ao vivo.  

 
Mike Engstrom é trombonista, Juan Gerena timbaleiro e tocaram com outras bandas como: LA EXCELENCIA, JIMMY DELGADO Y SU DULZURA, FRANKIE NEGRON, CONJUNTO IMAGEN, dentre outras. Como é ter músicos que participam de outras grupos? Atrapalha em algo?
Verdade Thyago, nunca havia pensado nisso porque os conheci antes de tocarem nessas bandas. Juan  foi meu padrinho de casamento em 1998. Quando eu conheci Juan, ele estava estudando percussão com Jimmy Delgado. Mike eu conheci antes da LA EXCELENCIA ter esse nome. Me alegro deles terem tocados com esses grupos porque merecem. São excelentes músicos. Harold também tocou com ORQUESTRA GUAYACAN.
Para mim o mais importante é apreciar, admirar e respeitar o músico. E sinto um grande respeito por todo o trabalho que meus integrantes fazem com outras orquestras. Não é meu desejo, limitar meus músicos a tocarem só com Arcano. Isso está fora do meu controle. O que posso controlar são os que tocam para o Grupo Arcano. Eles têm sido os primeiros da lista.
“ARCANO” significa algo que tem mistério. Qual o mistério do Grupo Arcano?
O nome “Arcano” não foi escolhido pela sua definição. Ainda assim, acredito que tudo do Grupo Arcano pode ser definido assim. Tocamos uma Salsa bem forte e complicada. Com muito estilo, sabor e swing. Com cantores que cantam! E tocam! A música de Arcano é uma arte. Mesmo que haja muita música nova e boa, na minha opinião, há poucos que conseguiram o que nós conseguimos com este CD. Sem mudar a forma, as músicas têm um sentimento e sabor dos Anos 70,  com uma pitada de som novo e refrescante.

Estamos instalados no condado do Brooklyn e Queens, em Nova York. Sempre que se referem a Salsa de Nova York, imaginam que sua origem foi nos condados de Manhattan e Bronx. Não imaginam que seja do Queens e Bronx, que ficam do outro lado do “rio East” (rio que nos separa). Por isso o nome do disco. Salsa de Nova York mas, do lugar que não imaginava.


Quando teremos a honra de receber Grupo Arcano no Brasil?
Espero que logo mas, isso depende de vocês aí no Brasil. Peço aos grandes produtores de eventos que nos contratem. Aos Djs que toquem nossa música, que os fãs nos ouçam. Tudo depende de vocês. Se querem Grupo Arcano no Brasil, nos ajudem a chegar ao Brasil. Será uma honra tocar pra vocês!!
Queremos ver pessoalmente os salseros do Brasil saborearem nossa Salsa!
Convido a todos a visitarem nossa pagina na internet (www.grupoarcano.com). Adicione seu nome, seu email e receba o primeiro single “LLUVIA VIENE”.
Amigos, o trabalho de um músico não é fácil. Nos sacrificamos e sofremos igual a outras profissões. Nos apoiem!! Só isso!
Tchau Tchau!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário