terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dono Arango e Habana con Kola

Dono Arango e sua Habana con Kola

Salseros de Plantão!!!

Atendendo a muitos pedidos, trago a vocês o vocalista da banda Habana con Kola.

Habana con Kola 

Nascida em Barcelona, Espanha, Habana Con Kola é um dos grupos mais inovadores e de qualidade da cidade. A sensibilidade de suas canções e a incansável investigação dos ritmos da ilha caribenha, unidas as vivências de Carlitos Lage e Dono Arano, na costa mediterrânea criam o espírito de Habana Con Kola, que se manifesta em suas apresentações, que aumentam com os excelentes músicos que acompanham a obra destes dois compositores.

Habana Con Kola surgiu como alternativa ao panorama musical da cidade catalã, criando canções que respeitam os alicerces da música tradicional cubana e que se misturam de sonoridades mais modernas.

Com vocês, Dono Arango!! 


OFS - Você é cubano mas vive em Barcelona. Como se deu essa mudança?

Dono - Devido a falta de liberdade, de expressão em Cuba e a "crueldade" do governo atual, decidi me mudar para a Europa com uns amigos e viver na Alemanha. Logo vim para Espanha e vivi um momento difícil pois, não tinha documentos. Foi realmente difícil!! 
Aqui toquei muito na rua. Isso me enriqueceu como artista e como pessoa. Fiquei em Barcelona porque me apaixonei por esta cidade e pela sua cultura. Depois de Cuba, Catalunha é minha casa.

OFS - Onde conheceu Carlos Lage? Como aconteceu esse encontro?

Dono - Eu e Carlitos nos conhecemos graças a um contato meu de Cuba que me recomendou. Lembro que formamos uma banda junto com Mane Ferret (escritora e cantora cubana), que se chamava La Nova Tradicional (Cd El Rayo 2009). Logo, ele e eu decidimos criar Habana con Kola e até o "sol de hoje" cantamos e compomos juntos.

Dono Arano e Carlos Lage

OFS - Foi assim que surgiu Habana con Kola?

Dono - Isso mesmo!! Como te disse antes, Carlos Lage e eu criamos devido a necessidade de fazer bailar e se divertir a quem escuta. Dessa forma criar uma identidade com nossa forma de pensar, nossa música e nossas experiências.


OFS - Vocês fazem uma mistura de música tradicional cubana, com fusão de ritmos contemporâneos. De onde vem essa inspiração??

Dono - Nossa inspiração foi Miguel Matamoros, Elena Burke, Benny Moré, dentre outros que escutamos diariamente, que jamais pode faltar. A fusão foi criada porque Carlos Lage tem muitas influências da Trova, como trovador que é e eu que venho do cabaré e da rua.
Assim criamos o que hoje é o som de Habana con Kola. Tudo isso misturado ao que absorvemos da cultura daqui e de todas as partes.



OFS - Acredito que a música "VENTE NEGRA" é uma das principais no repertório do grupo. Foi inspirada em algo vivido por alguém?

Dono - Vente Negra é uma música que eu escrevi antes de conhecer Carlitos e que com o  tempo tomou forma graças a ele e a Mane Ferret. É uma canção de dor e de alegria. Não foi dirigida a ninguém especificamente. É uma imagem sentida por um imigrante em qualquer país do mundo.

 

OFS - Você se inspira em que músicos ou gêneros musicais?
Dono - Gosto de boa música em geral. Para mim, Elena Burke, Tracy Chapman, Celia Cruz, Joe Arroyo, dentre outro músicos. Com isso digo que eu me considero a suma de todos estes e me multipliquei por tudo, a dor e a alegria de viver.

OFS - Como avalia hoje o crescimento e o sucesso do grupo?
Dono - O grupo está expandido graças a gente como você que se interessa por nos ajudar. Na Colômbia nos conhecem no mundo da Salsa não Comercial. Mas, acredito que é muito pouco para o que podíamos fazer. Na Espanha, a música desse tipo não se valoriza e se valoriza, não conheço aonde. Estamos abertos a muitos horizontes e com a esperança de chegar o mais distante possivel. Isso se "Olofin e Orula" permitirem.
 

OFS - Já fizeram alguma apresentação na América Central? E na América do Sul?
Dono - Sim, faz alguns meses que estivemos em Cali, Colômbia. Foi um sucesso essa turnê.

OFS - E pelo Brasil, poderemos ter Habana con Kola??
Dono - Sim!! Quando quiserem falamos de contrato (risos). Como já te disse, estamos aberto a todo o mundo. NO BRASIL SERIA UMA HONRA...E DAS GRANDES!!!

OFS - O que estão preparando para o ano de 2013?
Dono - Um novo Cd e algumas gravações solo minha e de Carlitos.

OFS - Deixa uma mensagem ao povo brasileiro que admira a música de Habana con Kola.
Dono - Brasil!! Queria eu poder cantar todos os nossos versos. Tomara que logo estejamos juntos para compartilhar essa mensagem de paz, amor e amizade. NOS VEMOS LOGO!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário