quinta-feira, 11 de outubro de 2012

DIRETAMENTE DA CIDADE LUZ (PARIS): DELDONGO

SALSEROS DE PLANTÃO!!


Em Dezembro de 2010, tivemos a honra de receber aqui em São Paulo, "O VERSATIL", se assim posso dizer, Fabio Deldongo. Foi convidado como uma das estrelas do Paraty Latino, festival de música que acontece na cidade de Paraty (RJ) e organizado pelo Bourbon Street Music Club, onde se apresentou na primeira noite (Sexta feira, 3/12/2010). Além dessa maravilhosa apresentação, tivemos um "BIS", Domingo (5/12/2010). Dessa vez em São Paulo no próprio Bourbon Street. Era meu dia de discotecar e só sabia que seria a banda do Sergio Lyra (Lyra Latina). Ouvi alguns "zum zum zuns" que o Deldongo iria se apresentar com a banda. Já havia escutado algumas músicas dele mas, nada relacionado a Salsa (pra quem não sabe, ele também interpreta outros gêneros como, pop, funk...). Foi uma bela apresentação!! Com uma voz poderosa e inconfundível, Deldongo se destaca também, ao meu ver, por tocar como poucos, um dos intrumentos que sou fascinado: Piano.


Nascido em Cahors (Lot). Cahors é uma cidade francesa, capital do departamento de Lot, situada nas margens do rio Lot, sul da França. Sua música é fortemente influenciada por suas viagens e seu apego as diferentes culturas do mundo, mas também por grandes autores da canção francesa.

Desfrutem do excelente bate papo com El Señor, DELDONGO!!


OFS -  Como começou seu contato com a Salsa?

DELDONGO -  Comecei a tocar piano com formação brasileira aos 14 anos e depois comecei a tocar piano com estilo Salsa aos 17 anos. Foi a música brasileira que me levou a Salsa, eu estava tocando Ivan Lins e Djavan antes de conhecer a Salsa. Venho de estudos clássicos e piano Jazz.



OFS - Você se inspira em algum cantor? Quais são seus músicos favoritos? 

 DELDONGO - Se tratando de Brasil, meu "deus" é Djavan!! Seria um prazer e honra cantar com ele em um show. Do lado da Salsa, um dos meus cantores preferidos é Ismael Quintana: este senhor é a essencia da voz salsera pra mim. Eu gosto também de Ruben Blades; Cheo Feliciano (cantei com ele em Porto Rico e o acompanhei no piano em Berim - Alemanha). Também gosto de outros cantores: Hector Lavoe, Pete Conde Rodriguez, Gilberto Santarosa, Oscar d'Leon, a voz inesquecível de Tito Rodriguez e do lado cubano, Isaac Delgado.  
 

OFS - Há um grande evento de Salsa na Colômbia, chamado "Feria de Cali". Foi o primeiro francês a se apresentar em um concerto. Qual foi a sensação? 

DELDONGO -  Foi uma honra ser convidado a tocar em Cali. Primeira praça da Salsa no mundo. Os colombianos sabem muito de Salsa, gostam de Salsa, são aficcionados por Salsa. Sabem reconhecer o valor de um músico completo. Sem dúvida, fui o primeiro francês da história a cantar e a tocar piano em Cali. UMA TREMENDA EXPERIÊNCIA!!  
 

OFS - Participou em 2010 de um festival de música aqui no Brasil, chamado Paraty Latino. Nos conte como foi sua participação.   

 DELDONGO - Vocês têm que saber uma coisa: Eu sou francês e depois brasileiro de coração !! Passei 8 anos da minha vida com uma brasileira e me apaixonei por Maceió, Alagoas. O festival foi muito legal, muito bom. Paraty é uma cidade linda.  Agradeço a Sergio Lyra e sua Orquestra Lyra Latina pela participação que fizeram musicalmente. Foi um prazer verdadeiro cantar ao público brasileiro. Espero voltar logo para cantar e tocar no Brasil. Agradeço também ao Bourbon Street. Quando quiserem, voltarei de novo.  
 
Orquestra Lyra Latina




 Ensaio Deldongo e Lyra Latina em São Paulo


OFS - E a Salsa na França, está bem difundida?   

 DELDONGO - A Salsa na França funcionou de 1990 até 2005. Agora passou um pouco de moda. Eu sou um defensor da Salsa Francesa e sou o único que a leva pro mundo. É difícil ser "profeta" na sua terra mas, pouco a pouco há muita gente aqui na França que gosta do meu trabalho.     

OFS - Quando voltará ao Brasil?       

DELDONGO - Voltarei ao Brasil em qualquer festival que me convidarem. Será um prazer voltar de novo "se Deus quiser"!!  

 OFS - Seus fãs podem esperar algum novo trabalho para o ano de 2013?

 DELDONGO -  Peço desculpas ao meus fãs, porque agora não posso compor e produzir um albúm somente de Salsa, porque aqui na França não se vende muito. Gostaria de fazer uma produção Salsera completa mas, aqui as discotecas não me ajudam em nada. Eu sou meu próprio produtor. Por isso que o álbum "Prochaine Reconversion" (foto da capa no iníco do post) é variado. O próximo álbum em 2013 será um pouco mais romântico, com boleros e baladas mas, colocarei três Salsas.  
 

Thyago, muito obrigado pela entrevista. Espero voltar logo ao Brasil.
      Um grande abraço e o Brasil, segue sempre em meu coração!!
                                                          Deldongo  

Saiba mais sobre Deldongo em www.deldongo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário